FUNDAÇÃO ALIANÇA FRANCESA
Fundada em Julho de 1883 em Paris, hoje a Aliança Francesa é uma das maiores associações francesas e a mais importante das ONGs culturais do mundo onde os objetivos são manter e ampliar a influência da França através da propagação da língua e cultura francesas.
Nascida do cérebro de algumas personalidades visionárias como Ferdinand de Lesseps, Louis Pasteur, Ernest Renan, Jules Verne, Arnaud Colin e seu presidente, embaixador Paul Cambon, a Aliança Francesa é a primeira instituição cultural em escala internacional.
Em 1889, A Aliança Francesa esteve presente na Exposição Universal de Paris.
Hoje, existem mais de 832 Alianças Francesas presentes em 131 países. Mais de 500.000 estudantes de francês de todas as idades e mais de 3 milhões de pessoas por ano participam de suas atividades culturais.
A coordenação da rede mundial é assegurada pela Fondation Alliance Française, com sede com sede no Boulevard Raspail, nº 101, no 6º arrondissement, em Paris e que detém a marca "Alliance Française".
O QUE É UMA ALIANÇA FRANCESA?
Cada Aliança Francesa é uma associação de direito local sem fins lucrativos que goza de autonomia estatutária e financeira, sendo regida pela legislação local, porém, em estreita relação com a fundação sediada em Paris.
AS ALIANÇAS FRANCESAS TÊM EM COMUM 3 MISSÕES ESSENCIAIS:
1. Propor cursos de francês, na França e no mundo a todos os públicos.
2. Possibilitar melhor conhecimento da cultura francesa e francofônica.
3. Favorecer a diversidade cultural.
As Alianças francesas dividem os valores que fazem a força e a vida da rede e cada uma é responsável por suas ações.
O respeito à diversidade das culturas, a paixão pelo intercâmbio e a solidariedade são seus valores associativos.
ALIANÇA FRANCESA NO BRASIL
A primeira Associação da Aliança Francesa no Brasil foi fundada no Rio de Janeiro, em 1885, apenas 2 anos após a criação da sede, em Paris.
Como na maioria dos países latino-americanos, a presença francesa não se caracterizou por uma imigração de caráter econômico, e sim por um enriquecimento das relações políticas e culturais entre os dois países.
Tanto na Monarquia como na República, a cultura brasileira foi extremamente influenciada por artistas e escritores franceses. Igualmente, os acontecimentos históricos na Europa e, sobretudo na França, favoreceram o desenvolvimento da presença cultural francesa.
Durante a década de 60, foram implantados 10 novos comitês da Aliança Francesa. Em 1979, atingiu-se o número de 30 associações com 50 implantações. O francês era então língua obrigatória no ensino secundário.
Atualmente a rede conta com 37 associações e 63 centros correspondentes, em praticamente todos os estados brasileiros.
Embora todas as Associações sejam jurídica e administrativamente independentes, a coordenação das atividades culturais e dos programas de ensino é garantida pela Delegação geral, situada no Rio de Janeiro. Atualmente, o responsável pela Delegação Geral no Brasil é a Sr. Jean Bourdin, nomeado pela Fondation Alliance Française.
As Alianças Francesas, que já formavam uma rede solidária, estreitaram ainda mais seus laços em 2001 com a fundação da FEBRAF, hoje ABRAF, que proporciona a possibilidade de reforçar a parceria com a Embaixada da França no Brasil e com a Fondation Alliance Française.