TCF

O TCF – Test de Connaissance du Français (Teste de Conhecimento do Francês) é um teste de nível linguístico do Ministério da Educação Nacional Francês. É destinado ao público não francófono, a partir dos 16 anos (concluídos), que deseja validar de maneira simples e segura seus conhecimentos de francês por razões pessoais, profissionais ou de estudo.

Esse teste padronizado e mensurado foi criado pelo CIEP (Centro Internacional de Estudos Pedagógicos) que o administra e fornece um atestado classificando o candidato em um dos seis níveis da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas – CECR), que vai do nível A1 (introdutório) ao nível C2 (de domínio da língua).

O TCF é válido por dois anos. Se o candidato julgar que seu resultado no teste não foi satisfatório, poderá refazê-lo desde que o intervalo entre uma sessão e outra respeite o prazo mínimo de dois meses.

Os estudantes que realizaram um TEF – Test d’Evaluation de Français (Teste de Avaliação de Francês) e obtiveram pontuação mínima de 14/20 na prova escrita desse teste, bem como titulares do diploma DELF B2 ou DALF C1 ou C2 não necessitam realizar o TCF, desde que cumpram a exigência de nível de francês requerida pela instituição de ensino escolhida. Cada instituição tem autonomia para definir o nível de francês exigido, podendo variar de acordo com o curso e o nível de estudos. Titulares de um diploma de baccalauréat français também estão dispensados de apresentar um teste de proficiência.

O procedimento DAP no Brasil acontece apenas uma vez ao ano e se destina exclusivamente aos candidatos não francófonos que desejam realizar uma candidatura ao primeiro ano de graduação em uma universidade francesa ou a qualquer nível (licence ou master) em uma Escola Nacional Superior de Arquitetura.
 

Os candidatos deverão se apresentar às provas obrigatórias do TCF, assim como a uma prova de expressão escrita específica para a DAP.
 

PROVAS OBRIGATÓRIAS:
- Compreensão oral – duração 25 min
- Estruturas da língua e compreensão escrita – duração 60 min
 

PROVA ESPECÍFICA:
- Expressão escrita – 3 tarefas - duração 60 min

 

TCF DAP

O teste é composto de provas obrigatórias e facultativas e o candidato pode se inscrever ao mesmo tempo em ambas.
 

Para se inscrever em uma ou nas duas provas facultativas, o candidato já deve ter feito as provas obrigatórias e estar dentro do prazo de validade (2 anos).
 

Se o candidato deseja prosseguir seus estudos universitários na França ou candidatar-se a uma pós-graduação, ele deve consultar o site da instituição de ensino de sua escolha para se informar a respeito da exigência lingüística.
 

PROVAS OBRIGATÓRIAS:
- Compreensão oral – duração 25 min
- Estruturas da língua – duração 20 min
- Compreensão escrita – duração 50 min
 

PROVAS FACULTATIVAS:
- Expressão oral - duração 15 min - Expressão escrita - duração 1h


 

TCF TP

Esse teste foi criado especificamente para satisfazer às normas do Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais do Québec e corresponde unicamente às necessidades de pessoas que possuem o projeto de morar por um longo período nessa região e que dão entrada num dossiê de imigração junto a um Bureau de Imigração do Québec ou em uma Delegação Geral do Québec.

. Nível mínimo exigido: B2
 

Para informações sobre emigração para o Québec, consulte o site: Immigration-Québec.
 

PROVAS:
- Compreensão oral – duração 30 min
- Expressão oral – duração 15 min
- Compreensão escrita - duração 45 min
- Expressão escrita - duração 1h


 

TCF QUÉBEC

ACCÈS À LA NATIONALITÉ FRANÇAISE

O teste é exclusivo para participantes do processo de pedido de nacionalidade francesa, por casamento ou por naturalização.
 

PROVAS OBRIGATÓRIAS:
- Compreensão oral – duração 30 min
- Expressão oral – duração 15 min

TCF ANF

O TCF Capes é indicado para os estudantes que desejam prosseguir seus estudos universitários na França ou candidatar-se a uma pós-graduação .
 

O teste é composto de cinco provas obrigatórias e é exclusivo para universitários regularmente matriculados, que devem apresentar um comprovante válido, no ato da inscrição.
 

PROVAS OBRIGATÓRIAS:
- Compreensão oral – duração 25 min
- Estruturas da língua – duração 20 min
- Compreensão escrita – duração 50 min
- Expressão oral - duração 15 min 
- Expressão escrita - duração 1h

TCF CAPES

© 2019 por Aliança Francesa de Nova Friburgo. Criado com Wix.com

Contato

Tel: (22) 2522-8789 /
Whatsapp: (22) 9.8851-4700

Email: alliance@afnf.com.br / marketing.afnf@gmail.com

Endereço

Rua Carlos Alberto Braune, nº11

Nova Friburgo - RJ - CEP: 28611-000