TEF
O TEF – Test d’Evaluation de Français (Teste de Avaliação de Francês), criado em 1988 pela CCIP (Câmara de Comércio e Indústria de Paris), é de referência internacional e reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês. Trata-se de um teste de avaliação objetivo, preciso e seguro do nível linguístico dos candidatos cuja língua materna não é o francês, sendo a CCIP quem gerencia a elaboração e a correção dos testes. Os resultados do TEF posicionam os candidatos em um dos seis níveis da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas – CECR), que vai do nível A1 (introdutório) ao nível C2 (domínio da língua), e ainda, incluem comentários personalizados para cada candidato. Por isso, é um instrumento de avaliação linguística inicial (diagnóstico ou posicionamento) ou final (validação do percurso de aprendizagem do francês).
O TEF é, também, o teste de proficiência em língua francesa reconhecido pelo órgão CIC (Cidadania e Imigração Canadá) do governo federal canadense para atestar o nível de conhecimento da língua francesa dos candidatos à imigração para esse país. Cabendo a estes realizarem as provas obrigatórias e facultativas. O TEF é válido por dois anos. E pode ser realizado repetidas vezes, não havendo nenhum prazo mínimo exigido entre as sessões.
O teste é adaptado às necessidades:
-
DOS CANDIDATOS: para validação do nível de francês, estudos na França, imigração para um país francófono, motivação pessoal;
-
DAS EMPRESAS: para processo de seleção de pessoal, promoção salarial;
-
DE INSTITUIÇÕES acadêmicas de países não francófonos (estabelecimentos escolares, departamentos universitários) e centros de formação linguística que ministram cursos de francês como língua estrangeira.
Mais informações e exemplos de provas poderão ser encontrados no site da CCIP.